ANTES DO REIKI: A HISTÓRIA ESQUECIDA DA CURA PELA IMPOSIÇÃO DAS MÃOS

Alfredo Aguilera Saldaña


Quando pensamos em canalizar energia ou aliviar a dor usando nossas palmas, o primeiro nome que costuma vir à mente é o Reiki. No entanto, a história da humanidade revela que o uso das mãos como pontes de alívio, bênção e restauração não é uma invenção moderna nem exclusiva de uma única cultura. É um ato instintivo e sagrado que deixou sua marca nos textos e relevos das mais importantes civilizações da antiguidade.

De onde realmente vem essa prática e como ela se manifestava em outros lugares do mundo milhares de anos antes da nossa era?

O instinto primário e a memória biológica

Antes de se tornar doutrina ou sistema, a imposição das mãos nasceu como um reflexo puramente humano. A antropologia e a medicina reconhecem que, diante de uma pancada ou de uma dor, o primeiro impulso de qualquer pessoa é levar as mãos à região afetada. Da mesma forma, uma mãe coloca instintivamente a mão sobre a testa de um filho com febre. Em nível biológico, o toque transmite contenção, mas, em nível sutil, as culturas antigas compreenderam que as mãos atuam como emissores e receptores de uma força vital que sustenta a vida.

O Antigo Egito: o fluxo do “Ka” e os canais de Saqqara

Para encontrar os primeiros registros documentados dessa prática, devemos viajar ao Vale do Nilo. Nos baixos-relevos das tumbas de Saqqara, que datam aproximadamente do ano 2500 antes da nossa era, já podem ser observadas cenas nas quais os terapeutas da época colocam as mãos sobre a cabeça, as costas ou o peito dos enfermos para devolver-lhes a saúde.

Os egípcios não viam o corpo apenas como carne e osso. Para eles, o universo estava impregnado por uma força vital chamada “Ka”. Os curadores das Casas da Vida eram treinados para canalizar essa força através de seus próprios corpos, utilizando-a para dissolver os bloqueios dos pacientes. A mão direita era considerada o emissor ativo da energia, enquanto a esquerda atuava como polo receptor.

O Oriente Próximo e a tradição bíblica: “Semikhah” e o toque restaurador

Nas culturas mesopotâmicas e entre o povo hebreu, o ato de colocar as mãos sobre alguém tinha um profundo peso legal, espiritual e medicinal. Na tradição do Antigo Testamento, esse gesto é conhecido como “Semikhah” (o apoio ou a imposição das mãos). Embora inicialmente fosse utilizado para transferir autoridade (como quando Moisés impôs as mãos sobre Josué para transmitir-lhe sabedoria), também era aplicado em ritos de purificação e bem-estar.

Nos primórdios da era comum, os Evangelhos documentam amplamente que a principal ferramenta de cura de Jesus de Nazaré eram suas mãos. Textos históricos demonstram que o Mestre não recorria a fórmulas complexas nem aos medicamentos da época; bastava que tocasse os cegos, os leprosos ou os aflitos para que fossem relatadas recuperações imediatas. Os primeiros séculos da Igreja Primitiva deram continuidade a essa prática, integrando a imposição das mãos às suas orações cotidianas pelos enfermos como um canal direto da graça divina.

A Grécia Clássica: os templos de Asclépio

No século V antes da nossa era, a Grécia combinava a observação científica com o misticismo. Nos célebres templos de Asclépio (o deus da medicina), os enfermos iam realizar o ritual da “incubação” ou sono sagrado. Os sacerdotes e curadores do templo, conhecidos como terapeutas, percorriam os corredores aplicando toques suaves com as palmas das mãos sobre os órgãos afetados dos pacientes enquanto estes descansavam.

Até mesmo Hipócrates, considerado o pai da medicina ocidental, deixou registro escrito desse fenômeno em seus tratados. Ele afirmava que existia uma força que emanava das mãos de certas pessoas e que “muitos pacientes, após serem tocados suavemente, experimentavam um calor reparador e uma melhora notável em suas enfermidades, como se a alma do médico reanimasse o corpo enfermo”.

Europa Medieval: o toque real ou “The Royal Touch”

A crença no poder terapêutico das mãos sobreviveu com força durante a Idade Média na Europa Ocidental, embora tenha assumido uma forma muito particular vinculada ao poder político e divino. Na França e na Inglaterra, acreditava-se firmemente que os monarcas legítimos possuíam um dom sagrado de cura simplesmente pelo fato de terem sido ungidos.

Esse fenômeno, amplamente documentado pelos cronistas reais desde o reinado de Roberto II, o Piedoso, na França, e Eduardo, o Confessor, na Inglaterra, reunia milhares de pessoas enfermas de escrófula (uma afecção linfática comum na época) nas praças públicas. O rei caminhava entre a multidão tocando suavemente os rostos e pescoços dos afetados enquanto pronunciava orações. Essa prática, longe de ser um mito isolado, permaneceu viva e ativa até meados do século XVIII, com a chegada do Iluminismo.

Conclusão: o fio condutor da humanidade

O que o Reiki fez maravilhosamente no século XX foi estruturar e democratizar um conhecimento que já pertencia ao patrimônio da humanidade, permitindo que qualquer pessoa pudesse ter acesso a ele sem precisar ser um faraó, um rei ou um santo.

Olhar para o passado não diminui o valor das técnicas modernas; ao contrário, as enriquece. Isso nos lembra que a cura por meio das mãos não é uma moda passageira nem uma exclusividade geográfica: é uma verdade universal gravada no DNA de nossa espécie desde o princípio dos tempos.

Sobre o autor

Alfredo Aguilera Saldaña

Alfredo Aguilera Saldaña é administrador e acadêmico aposentado da Universidade de Guanajuato, México. Atualmente atua como buscador, escritor e mestre em sistemas de evolução pessoal e cura energética.

Ao longo das últimas décadas, dedicou sua trajetória à criação de metodologias de cura e ao desenvolvimento de uma narrativa literária de caráter filosófico e existencial. Sua experiência reúne educação, Reiki, práticas energéticas, pesquisa e literatura em uma busca contínua por compreender o ser humano.

Conheça Alfredo Aguilera Saldaña na Biblioteca Mundo Reiki


Rolar para cima